Colecionando Tolkien

Esses dias a Bruna me passou o link de uma garota que postou fotos de sua coleção de livros escritos por Tolkien num fotolog.

Como eu sou ridiculamente competitivo, logo que vi a tal foto contei quantos livros ela tinha. Oito. Corri para contar minha própia coleção e tenho de admitir que fiquei momentaneamente orgulhoso (e feliz) dos meus onze livrinhos.

Digo momentaneamente não só porque felicidade é uma coisa que tem como condição de existência uma vida curta. Aconteceu que eu lembrei da invejável coleção Tolkiendili que o Daeron (veja a coleção, veja a entrevista dele para a SdP) possui.

Inveja é uma coisa feia, admito. Nós não devemos desejar o que o próximo possui, Jesus ensinou. Mas, porra aquela coleção é demais de bonita!

Brincadeiras à parte, eu realmente pretendo montar uma coleção de verdade nalgum dia que só Deus sabe quando vai chegar. O problema de fazer essas coisas por aqui no submundo latino, é que materiais importados são caríssimos e há pouca coisa no mercado nacional.

De qualquer forma, eu deixo anotado o que quererei na minha coleção:

-Todos os livros de Tolkien: não adiantaria conseguir um monte de bonequinhos e apetrechos do tipo se eu não tivesse os livros.  Veja aqui a imensidão deste objetivo. Eu posso até deixar de lado alguns trabalhos acadêmicos, mas há traduções que ele fez, por exemplo, que me interessam muito.

-Edições diversas de cada obra: sim, este é o caso de se comprar um livro pela capa. Imagine que interessante se eu conseguisse reunir dezenas de edições dos livros de Tolkien? Várias capas, livros em várias línguas, isso tudo me atrai de maneira espetacular.

-Parafernálias: o Um Anel para começar. Depois os bonecos, bustos e afins lá do Sideshow Collectibles. Ainda quero bonequinhos mais engraçados (como os feitos em biscuit pela Angelique da Valinor) e também artefatos como espadas e machados das personagens dos livros.

-Estudos: farei (isso eu farei mesmo) um catálogo impresso com meus estudos, ensaios e textos preferidos.

-Imagens: também vou imprimir minhas ilustrações preferidas (já tenho algumas) e fazer um catálogo delas.

Se conseguir tudo isso, precisarei de uma estante bem bonita, para colocar minha coleção. ^^

5 respostas a Colecionando Tolkien

  1. Proview diz:

    Eu até queria iniciar um coleção de valer a pena, mas quando penso no dinheiro fico no “por enquanto os livros em português bastam” =P

    E quando ficar a coletânia de Estudos e Ensaios + fotos, faz a lista e posta para eu pensar em fazer o mesmo hehehe

  2. Isabel diz:

    Hum… eu só tenho 6 livros =/
    E é como o Pro disse, quando eu penso no dinheiro que iria gastar…

  3. Snaga diz:

    Bag, eu também quero tudo isso!!!
    Ainda vou ter um cantinho aqui em casa totalmente dedicado a Tolkien e com todas as obras dele que eu conseguir juntar durante a vida! E espero que eu consiga bastante antes dos meus 30 anos (nossa, falta só 9 anos).

    Eu sei que é feio ter inveja, mas eu vou superar o Daeron?! :aham:

  4. Snaga diz:

    Eeer… esse blog é novo?! O.o???

  5. Alinde diz:

    Eu já estabeleci umas metas pra mim, quer dizer: o limite a gastar com Tolkien por ano. Não sinto pena de gastar com ele não, só pus limite pra não bitolar.
    Ah, a coleção do Daeron… putz, que inveja. Não tenho vergonha de admitir… fiquei com muita inveja..
    kissus

Deixe uma Resposta

